Buscar
  • Veronica Trevizoli

IMA - Retrospectiva 2019


Olá! Que bom te ver aqui novamente, mas você ao ler o título desse post deve ter pensado, que chato! De novo, retrospectiva! Mais do mesmo!!! Mas encerramos um ano e fazer um balanço dos acontecimentos é muito legal!


Vamos então, começar dizendo: Gratidão! Gratidão pelo ano que se foi. Gratidão pelas oportunidades que tivemos. Gratidão pelas conquistas! Gratidão, simplesmente gratidão!


Começamos 2019 instalando e testando uma radio antena no campus da FACENS, no mês de março, fizemos uma segunda instalação para capturar radiações da chuva de meteoros, assim ficamos aptos a aplicar todo o conhecimento adquirido. Em abril, atuamos na E.E. Fernanda Camargo Pires, na disciplina de projeto de vida, onde os alunos participaram ativamente na oficina de radio astronomia, onde tiveram a oportunidade de aprender física na prática, conceitos básicos de astrofísica e montaram um radiotelescópio para captura de dados na frequência de 1420 MHz. Em outubro, concluímos também a instalação do radio telescópio na E.E. Renato Sêneca, onde os alunos terão a oportunidade de monitorar o espaço de forma permanente.


No segundo semestre, participamos com esse projeto no EFITA (Encontro de Física do ITA) 2019, e fomos premiados em primeiro lugar como melhor trabalho.


Ainda nesse semestre, fomos conhecer o Museu Aberto de Astronomia, no Pico das Cabras em Campinas. Em contato com a UNISO, iniciamos um projeto de instalação do primeiro Centro de Referencia em Radio Astronomia, onde instalamos o radio telescópio e equipamentos e a sua inauguração está prevista para esse ano de 2020.


Em maio, aceitamos o desafio da EDENZ Idiomas e fizemos o primeiro caso de investigação forense em língua inglesa, onde os alunos foram convidados a desvendar o mistério do muro pichado, tudo em inglês. Aplicamos o ciência forense em sala de aula na disciplina eletiva da E.E. Renato Sêneca no segundo semestre e para nossa felicidade, ouvimos dos alunos: "essa foi a melhor eletiva da escola." "Ano que vem quero participar também." O que poderia ser melhor?


Em agosto, montamos a nossa bancada de testes estático para motores de foguetes.

Ainda em agosto, trabalhamos na eletiva do COC Santa Rosália com a oficina de CubeSat, onde trabalhamos com os alunos a construção de um minissatélite meteorológico, denominado poer eles como COCSAT, que em dezembro foi lançado ao espaço.


Setembro foi o mês de desenvolver foguetes pet com as equipes da E. E. Fernanda Camargo Pires e prepará-los para a SOROFOG (Primeira Copa Sorocabana de Foguetes PET), onde conquistaram o segundo lugar na segunda seletiva.


Finalmente chegou dezembro e o grande dia do lançamento do Balão de Alta Altitude, que levou experimentos de escolas públicas de Sorocaba e também o minissatélite do Coc. A busca pela recuperação da carga útil terminou no último dia 09, na 6ª visita ao local da queda. Darei detlhes da busca no próximo post, mas você pode acompanhar nossa aventura através do link

aventuras na mata.


Nos intervalos das atividades, tivemos a oportunidade de conhecer pessoas interessantes e interessadas em educação, como a deputada Maria Lúcia, o secretário da educação e fomos parar no gabinete do prefeito! Conversamos com empresas como Microsoft, Arcaduz, conhecemos instituições inovadoras como a BandTech Digital School, e tradicionais como Colégio Rio Branco em Cotia.


Fomos conhecer eventos como o Latin American Space Challanger em Tatuí e o Cubedesign em São José dos Campos.


Ainda fizemos palestras no IFSP, UNISO, E.E.Fernanda de Camargo Pires, Colégio Talentos Internacional e na FACENS, os temas foram diversificados, falamos sobre radioastronomia, foguetes, industria 4.0, blog e raios cósmicos.

UFA! Esse foi nosso ano de 2019! Esse foi um ano intenso, de muito trabalho, aprendizado, erros, acertos, diversão, sonhos e realizações.


Ops....já estava esquecendo das diversas parcerias que firmamos esse ano, cooperação e troca de conhecimentos, IFSP, IeAV, parceria com o Programa Futuro Cientista, da UFSCAR, parceria financeira e de serviços FACENS, GlobalStar, parceira internacional, com professores do Distrito Educacional do Texas, EUA.


Ah! E se você nos acompanha deve ter percebido que mudamos a nosso cara....Ficamos mais especial! Rs.


E sabe porque tudo isso foi possível? Por sua causa, você que torceu, vibrou, aplaudiu, sofreu, chorou, mandou pensamentos positivos e acompanhou todos os nossos passos. Somos gratos a todos, cada um com sua contribuição. Tudo isso nos motiva cada vez mais. Nossa gratidão!


Se você gostou do que leu, quer levar isso pra sua escola, tem interesse em conhecer mais do que fazemos, acesse nosso site www.imaeduc.org, entre em contato e agende uma visita! Ou nos siga pelas redes sociais, facebook e instagram IMA_Corp.


Lembre-se tudo isso só faz sentido se estivermos juntos em 2020!!!!


18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo