Buscar
  • Veronica Trevizoli

A Pequena Poderosa - Anã Vermelha




Nosso Sol é uma estrela relativamente quieta que ocasionalmente libera flares solares, ou seja, rajadas de partículas energéticas, que ameaçam satélites e redes de energia em virtude do pulso eletromagnético. Você pode pensar que estrelas menores e mais frias seriam ainda mais calmas. No entanto, os astrônomos, identificaram uma pequena estrela anã vermelha, com um campo magnético extremamente poderoso. O objeto é tão pequeno e frio que fica na linha divisória entre estrelas (que fundem hidrogênio) e anãs marrons (que não o fazem).

O extraordinário campo magnético desta estrela está potencialmente associado a uma enxurrada constante de erupções semelhantes aos flares solares.

Assim como o nosso Sol, esses flares definem linhas de campo magnético fortemente entrelaçados que agem como aceleradores de partículas cósmicos: distorcendo o caminho dos elétrons e fazendo com que emitam sinais de rádio que podem ser detectados com radiotelescópios espalhados pela terra.

Uma das coisas que torna essa pequena estrela interessante, é que ela gira com uma velocidade incrível, completando uma rotação inteira a cada 2 horas. Compare isso com o nosso Sol, que leva quase um mês para girar uma única vez em torno de seu eixo.

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo